Tchau, insônia: três hábitos para melhorar a sua noite de sono

Não é segredo para ninguém que uma noite de sono bem dormida é parte essencial da busca de uma vida mais leve e saudável. Quando conseguimos descansar, acordamos com muito mais energia para enfrentar o dia seguinte e suas responsabilidades. Entender que precisamos dormir e respeitar esse momento da rotina é um gesto de autocuidado. É necessário aceitar que, sem descanso, não há ser humano que aguente (e tudo bem!).

É por isso que decidi compartilhar três hábitos que podem te ajudar na missão de ter uma noite de sono mais gostosa.

1) Troque os stories por páginas de livros

Você já deve ter lido por aí que a luz emitida pela tela do celular não é a melhor das companhias para esse momento. Existem vários estudos que apontam que, entre os seus malefícios, está a alteração na produção de melatonina, hormônio que auxilia na regulação do sono.

Além disso, ficar assistindo aos stories – ou navegando por qualquer rede social – das pessoas pode despertar ansiedade em você, tornando ainda mais difícil que o seu corpo relaxe e entenda que chegou a hora de dormir. Pegue um livro, comece a ler e sinta o sono chegando aos pouquinhos. Ajude o seu corpo a entender que é hora de se desligar. Assim, suas leituras e descanso seguem em dia, e você em harmonia consigo mesmo.

2) Escalda pés

Nossos pés sustentam o nosso corpo todo. Além disso, são locais onde recebemos bastante troca de energia com a Terra. Após um longo dia, dê a eles o descanso que merecem: prepare uma bacia com água quente, misture sal grosso e/ou óleo essencial e relaxe. Depois, aproveite para passar um hidratante, ainda mais se essa região do seu corpo for bem seca, como é o meu caso.

3) Tenha uma (ou mais) playlist especial para esse momento

Dormir com o barulhinho da chuva está entre os maiores prazeres da minha vida. Contudo, não é todo dia que está chovendo, e é por isso que tenho salva uma playlist com sons da natureza que me ajudam a relaxar e a pegar no sono quando a minha cabeça está muito cheia. Descubra o tipo de som que te acalma e monte as que você acredita que podem te ajudar nesse momento do dia. Aqui, vale qualquer coisa que for te trazer qualquer vestígio de paz!

Entender as nossas limitações como ser humano é um grande desafio em um mundo cercado por tecnologia e máquinas, operantes 100% do tempo. Precisamos nos conscientizar de que temos necessidades diárias, e dormir ao menos oito horas por noite é uma delas. Não tenha receios quando o assunto for você mesmo: respeite o seu tempo, entenda os limites da sua mente e do seu corpo e esteja cada vez mais em harmonia com os seus objetivos.

Já segue algumas dessas dicas ou tem outras para dar? Comente aqui embaixo!

Com carinho,

Júlia Groppo

Por julia às 18.02.20 52 comentários

52 Comentário em “Tchau, insônia: três hábitos para melhorar a sua noite de sono”

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