Filme: Spotlight

spotlight

O Júlia Indica dessa terça-feira traz uma dica de filme que também está nos cinemas: Spotlight – segredos revelados. Dessa vez, a companhia foi das melhores: minha mãe, que está sempre comigo. No início, nós duas ficamos um pouco entediadas, mas bastaram alguns minutos para que ambas arregalassem os olhos em frente às telas e ficassem grudadas na trama do início ao fim.

Antes de entrar na sala, duas coisas já me convenciam de que eu iria adorar o filme: a primeira delas é que a história trata de casos investigados por jornalistas de Boston, do Jornal Globe, e, poxa, eu estudo Jornalismo. Sabia que veria coisas ali que fazem parte da minha realidade ou que pelo menos sempre ouço meus professores falarem durante as aulas. A segunda é que uma das personagens principais é a Rachel McAdams, uma das minhas atrizes preferidas. Essa mulher interpreta papéis de forma impecável, sejam eles quais forem. Dito e feito: eu adorei e não podia deixar de indicar para vocês.

Spotlight conta a história de um grupo de jornalistas do Globe, um jornal de Boston, que desenterrou uma investigação de casos de pedofilia na Igreja Católica. Sabemos que este é um assunto muito polêmico, né? Pois então: esse grupo trata de revelar os casos mais fortes e acabam descobrindo mais muitas coisas pelo caminho. Segredos. Acobertamentos. Crimes. O melhor? A trama é baseada em fatos reais. Não sei vocês, mas o filme ganha mais ainda o meu coração quando leio essa frase no início da sessão. É muito bacana entender uma história como essa de perto, que revela muitas coisas das quais somos leigos, por serem escândalos guardados a (quase que) sete chaves. Mas nada que um trabalho de Jornalismo muito bem feito não desvende!

Eles pesquisam, debatem, entrevistam muitas fontes, fazem milhares de anotações, atendem ao telefone, ligam para outras fontes, vão à órgãos públicos checar informações, dentre tantas outras coisas que fazem parte da minha rotina no estágio. Coisas das quais eu amo fazer, todos os dias. Me identifiquei muito e o amor pela profissão que escolhi seguir aumentou ainda mais!

Espero que, assim como eu, vocês curtam a trama. Aos estudantes de Jornalismo: não é uma indicação, é uma intimação rs. Tenho certeza que vão adorar.

Um beijo,

Júlia Groppo

Por julia às 02.02.16 863 comentários

Comments are closed.

Aqueles que tornam a nossa jornada mais feliz e possível
Por favor, reassista os seus filmes preferidos
Sobre o dia em que aprendi a amar as minhas dúvidas
A lista do foda-se