Cuide do seu dia a dia

Às vezes, na ânsia de querermos conquistar algo, passamos a atropelar muitas coisas valiosas da nossa rotina em uma busca incessante que nos deixa cegos em vários sentidos. Numa dessas, essas coisas acabam perdendo o valor, pois sequer as enxergamos, ouvimos ou sentimos. Sequer nos damos conta dessas pequenas alegrias que fazem parte da “vida de todo dia”, algo que minha mãe sempre me disse, desde bem nova, e que tem feito cada vez mais sentido para mim ao longo dos anos.

A gente fica tão focado em alcançar as tais metas (sejam as de Ano Novo, as do trabalho ou os grandes sonhos de vida) que nos esquecemos que a vida é feita de dias, um após o outro. E que cada um deles que nos é dado possui diversos momentos que são um verdadeiro presente – em sua maioria, ordinários; o que não quer dizer que não possam ser proveitosos.

Esses presentes são sutis e é preciso um olhar atento e carinhoso sobre a vida de todo dia. É sobre o café da manhã sem pressa junto daqueles com quem você divide o lar. Sobre o beijo na testa que alguém te dá antes de sair de casa para trabalhar. Sobre perceber o que o seu coração tem a te dizer. Sobre perguntar (e verdadeiramente querer saber) como foi o dia de alguém. Sobre conseguir enxergar se as pessoas ao seu redor estão precisando de ajuda. Sobre saber como está o tempo lá fora, pois você se lembrou de olhar pelas janelas (do home office ou do escritório). Sobre o cheiro de café recém-passado que viaja da cozinha até os demais cômodos da casa. Sobre fazer uma coisa de cada vez. Sobre os movimentos que o seu pet faz pela casa. Sobre as suas mudanças de humor ao longo das horas.

É sobre perceber a vida e perceber-se nela.

Para isso, é preciso um cuidado diário, tal qual com uma planta, que precisa de água, adubo e várias outras coisas para que possa, aos poucos, mostrar a sua beleza. Assim é com a nossa vida: se não tivermos uma dedicação diária para que esses pequenos valiosos momentos sejam percebidos, jamais provaremos de seu delicioso sabor.

Tudo bem ter grandes objetivos, pois eles nos movem entre os altos e baixos da rotina e, nossa, como é deliciosa a sensação de conquista-los. Mas não se esqueça de cuidar do seu dia a dia, de cada pequena tarefa, pessoa, prazer e sensação, pois a vida é muito mais feita dele. Ela é muito mais sobre isso que qualquer outra coisa. É a tal da “vida de todo dia” que a minha mãe sempre me disse e da qual não quero nunca me esquecer.

Júlia Groppo

Por julia às 06.01.22 Comentários

Deixe seu comentário

Que horas são dentro de ti?
O ano é novo, mas você é o mesmo
Por que tudo dá certo nos filmes?
Mente também é lar