
Cena do filme “Soul surfer – coragem de viver”
A indicação desta terça-feira é bastante especial. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, trouxe para vocês a dica do filme “Soul surfer – coragem de viver”, que conta a história de uma das mulheres mais inspiradores desse mundo. De verdade. Se você ainda não assistiu, pare agora o que está fazendo e corra para o Netflix. A trama conta a história da surfista profissional Bethany Hamilton, que teve a sua carreira interrompida após um ataque de tubarão em um dia de treinamento. O ataque fez com que Bethany precisasse passar por uma cirurgia e amputar um de seus braços. Já deu pra sacar que o filme vai te emocionar, né? Pois bem, eu tenho certeza que sim, e as lições que a história dessa garota (agora já uma mulher casada e com filhos) nos ensina são de cair o queixo.
Uma curiosidade muito bacana sobre o filme é que a própria Bethany, em quem o enredo foi inspirado, é a dublê da atriz que interpreta sua personagem no filme, a Annasophia Robb, que a próposito interpretou maravilhosamente bem o papel de Bethany na trama. A cena do ataque bem como as cenas em que a personagem precisa passar por momentos de superação diários são lindas e muito bem feitas: parece que estamos ali, em meio a história, superando tudo junto com Bethany.
Para mim, a lição mais valiosa que o filme passa é esta aqui: quando você tem um problema na vida, independente de qual seja, dê um passo para trás. Isso mesmo, afaste-se do problema, mas não para evitá-lo, já você precisa enfrentá-lo de um jeito ou de outro, mas sim para enxergar as coisas de outra dimensão: de cima, de onde parece ser possível de ser resolvido, porque a verdade é que é! Quando estamos passando por alguma dificuldade, temos a mania de nos desesperar e não conseguir enxergar nenhuma saída para aquilo que estamos enfrentando. Isso acontece porque olhamos o nosso problema de frente. Bethany nos ensina que pode ser diferente.

Atriz Annasophia Robb com Bethany Hamilton

Bethany Hamilton
Tenho certeza de que esse filme vai mexer com o coração de vocês. Apesar de tudo o que acontece, a trama é leve e perfeita para uma sessão Netflix durante o fim de semana. Sei que Bethany vai ensinar muitas coisas a vocês, assim como me ensinou quando eu assisti. Aliás, eu já assisti várias e várias vezes e nunca enjoo de tamanha inspiração que essa mulher passa para as pessoas e essa é outra coisa que vocês vão poder entender no filme: Bethany acabou se tornando a força de muitos outros jovens ao redor do mundo na época em que decidiu levantar a cabeça e enfrentar o seu maior problema de frente. Assim como ela diz na trama “eu não preciso que seja fácil, preciso que seja possível” .
Nenhum problema é maior que a nossa vontade de enfrentá-lo e nada pode tirar os seus sonhos de você: Bethany não deixou de surfar, pelo contrário, adaptou a sua situação ao que mais gostava de fazer na vida: praticar o surf. E é assim que tem que ser. Assista ao trailer aqui.
Thank you, Bethany!
Com carinho,
Júlia Groppo